Pesquisar

ALANAC - Notícias ALANAC

Ministério da Agricultura quer fechar 14 acordos comerciais em 2016

29 de Janeiro de 2016

BRASÍLIA ­ A ministra da Agricultura, Kátia Abreu, elencou hoje como prioridades de sua Pasta o fechamento de 14 novos acordos comerciais com blocos econômicos ou países em 2016. A ideia é tentar ampliar as exportações do agronegócio brasileiro, principalmente de carnes, grãos e frutas.

No ano passado, as exportações brasileiras de produtos agropecuários somaram US$ 88,2 bilhões, o que deu ao Brasil uma participação de 7% no comércio internacional do setor. A ministra quer ampliar essa fatia para 10% até 2018.

Para este ano, o ministério projeta um crescimento de 2% para as vendas externas totais do agronegócio, o que significaria uma receita de US$ 89,9 bilhões.

Dentre os acordos comerciais considerados prioritários pela ministra, 13 envolvem o Mercosul, sendo um deles o acordo com a União Europeia. Entre as prioridades, está a possibilidade de fechar acordos entre o Mercosul e a China, Mercosul e Coreia do Sul, Mercosul e Japão, e Mercosul e Índia, por exemplo.

Dentre as 14 prioridades, apenas um acordo é bilateral, envolvendo a ampliação do acordo já existente entre Brasil e México.

 

Fonte: Valor Econômico


Associados