Pesquisar

ALANAC - Notícias ALANAC

Agricultores europeus dizem que EU retirou carne do acordo com o Mercosul

11 de Maio de 2016

Por: Assis Moreira

O comissário de Agricultura da União Europeia (UE), o irlandês Phil Hogan, disse a produtores do País de Gales que a UE removeu uma cota de 78 mil toneladas de carne bovina para o Mercosul na troca de ofertas que os dois blocos devem fazer hoje.

Essa informação foi publicada no site do NFU Cymru, associação agrícola do País de Gales. Se confirmada, terá impacto negativo na retomada das negociações para o acordo de livre comércio entre os dois blocos, já que a carne bovina é um dos principais produtos de interesse exportador do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

Ontem à noite, a porta-­voz do comissário de Agricultura da União Europeia limitou­-se a dizer ao Valor que os dois blocos vão trocar ofertas esta semana para abertura de mercados de bens e serviços, incluindo compras governamentais, e não faria outro comentário até as concessões serem analisadas.

Certo mesmo é que os produtores da Irlanda e de outros países protecionistas pareciam aliviados com o anúncio feito pelo comissário de Agricultura, que é irlandês, durante visita, na segunda-­feira, a uma família rural a Glamorgan, no País de Gales.

Stephen James, presidente da NFU Cymru, contou que Hogan disse a ele e a outros agricultores que o acesso adicional para a carne bovina do Mercosul estava "fora do menu" e seria retirada da oferta que Bruxelas pretende apresentar ao bloco do Cone Sul.

Na mesma linha, o "Irish Farmers Journal" publicou que fonte da Comissão Europeia já tinha confirmado que a proposta de cota com tarifa menor, ou mesmo sem tarifa, para que os países do Mercosul exportassem mais carne bovina para o mercado europeu, fora excluída do acordo, depois da crescente oposição manifestada por ministros de Agricultura de 20 dos 28 países-membros da UE.

Os agricultores do País de Gales dizem que "tinham grande preocupação" com o impacto que o acesso de quase 80 mil toneladas adicionais, procedentes do Mercosul, teria sobre os preços do produto na Europa.

A poderosa central agrícola europeia Copa-­Cogeca fez uma campanha violenta para a União Europeia excluir a carne bovina do pacote para o Mercosul, alegando que o bloco já é o maior exportador de commodities agrícolas para o continente, com 86% da carne bovina importada e 70% da carne de frango.

Nas últimas semanas, sentindo a pressão aumentar, o Brasil fez gestões junto à comissária europeia de Comércio, Cecilia Malmström, alertando sobre a importância para o Mercosul de ter mais acesso para produtos que os europeus consideram sensíveis, o que inclui a carne bovina.

A expectativa é grande nos dois blocos sobre as ofertas que serão trocadas hoje. Negociadores lembram que trata-­se apenas da retomada da negociação comercial, mas que também não pode vir sem carne bovina, até porque a oferta de 2004 dava mais acesso a esse produto.

 

Fonte: Valor Econômico


Associados