Pesquisar

ALANAC - Notícias ALANAC

Ministério da Agricultura realiza 65ª edição do AgroEx

26 de Março de 2015

 

Seminário discute fomento às exportações do agronegócio
 
Com a missão de disseminar informações estratégicas para estimular os agentes do agronegócio brasileiro a aumentar sua participação no mercado internacional, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realiza, nesta quarta-feira (25), o Seminário do Agronegócio para Exportação (AgroEx). Esta é a 65ª edição do evento, que acontece na Faculdade de Tecnologia de Itapetininga (Fatec), em São Paulo.
 
Voltado para estudantes, produtores rurais, cooperativas, distribuidores, agroindústrias, exportadores, associações, sindicatos e instituições de apoio ao agronegócio, o seminário leva o debate sobre o mercado internacional até os agentes da cadeia produtiva. Entre os temas abordados estão os desafios e oportunidades para as exportações e a agregação de valor ao produto a ser exportado, como as indicações geográficas, indicações de procedência e marcas coletivas. Além disso, serão abordadas as formas de integração dos elos das cadeias produtivas do agronegócio que facilitem o acesso ao mercado internacional e a importância do atendimento das exigências sanitárias para as exportações do setor agroindustrial brasileiro.
 
Entre outros temas foram relacionados o panorama das principais negociações internacionais e sua relevância para o setor agroindustrial, as estratégias de promoção internacional, as ferramentas de busca de informações sobre mercados em potencial, passo a passo da exportação do agronegócio e apresentação de caso de sucesso da região como forma de estimular aqueles que não exportam a direcionar seus esforços para o mercado externo.
 
Fonte: MAPA


Associados