Pesquisar

ALANAC - Notícias do Setor

A cafeína pode mesmo combater a calvície?

27 de Abril de 2016

Por: Laura Johanes

Muitos homens sofrem com a calvície e sonham com novos tratamentos. Alguns xampus e loções contendo cafeína prometem ajudá-­los a manter seus cabelos grossos e volumosos. Mas quais são as provas de que eles realmente podem fazer isso?

Um estudo de 2014 concluiu que a cafeína tem um efeito "potente" sobre o crescimento do cabelo em condições de laboratório. Mas são raros os testes no mundo real da eficácia do xampus e loções que contêm cafeína ­ e os testes já realizados mostraram apenas um efeito modesto.

Os resultados de laboratório parecem "realmente promissores. Mas, em termos de aplicações clínicas, ainda não chegamos lá", diz Tina Alster, professora de dermatologia na Universidade Georgetown, em Washington. São necessários estudos mais rigorosos, diz ela.

A alopécia androgenética é a perda do cabelo que ocorre quando a testosterona encurta o ciclo de crescimento dos folículos. Isso resulta em cabelos cada vez mais finos e curtos, diz Ingrid Roseborough, instrutora clínica do departamento de dermatologia da Universidade da Califórnia, em San Francisco.

O tratamento com cafeína tem apoio científico: num estudo publicado na "Revista Britânica de Dermatologia", pesquisadores descobriram que pequenas concentrações de cafeína, aplicadas a folículos extraídos de homens e cultivados em laboratório, anularam o efeito da testosterona e estimularam o crescimento do cabelo.

 

Fonte: Valor Econômico.


Associados