Pesquisar

ALANAC - Notícias do Setor

Fludrocortisona para Doença de Addison em falta

17 de Junho de 2016

Os pacientes que necessitam do medicamento Florinefe (Acetato de Fludrocortisona) estão tendo dificuldade de acesso ao produto, já que o fabricante nacional está enfrentando limitações no estoque do medicamento devido a problemas operacionais na produção. O Florinefe é indicado como terapia de substituição parcial nos casos de insuficiência adrenocortical (Doença de Addison) primária e secundária, e para o tratamento da síndrome adrenogenital de perda de sal.

Por conta deste problema a Anvisa autorizou a empresa, no último dia 26 de abril, a importar o medicamento para garantir o abastecimento do mercado nacional. Apesar disso, a Bristol-Myers Squibb Farmacêutica, dona do registro do produto, informou que só vai conseguir finalizar os procedimentos para a importar e colocar o Florinefe no mercado no mês de agosto.

 

Como comprar

Os pacientes com insuficiência adrenocortical, com síndrome adrenogenital ou outra necessidade do acetato de fludrocortisona podem fazer a importação direta do produto por meio dos correios ou de empresas de courier, que são empresas de transporte expresso de mercadorias. Nestas situações, a compra é efetuada pela internet e a entrega é feita na porta do cliente, desde que seja contratado este tipo de entrega. Dessa forma, o paciente não precisa se dirigir ao posto da Anvisa para a liberação do produto, já que a liberação da encomenda é providenciada pela empresa de Correios ou de courier.

Para que a liberação possa ser feita, as empresas de entrega devem solicitar ao paciente a documentação necessária para o recebimento de medicamentos que é a prescrição médica compatível com a quantidade importada.

 

Informação sobre Florinefe

Maiores informações quanto à disponibilidade do Florinefe podem ser obtidas diretamente com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) - 0800-026-2395 da Aspen Pharma. Este é o laboratório que atualmente detém os direitos da marca e de comercialização do produto, apesar do registro na Anvisa pertencer a Bristol-Myers.

 

Desabastecimento de medicamento

Atualmente a Anvisa não possui mecanismos legais para que a Agência impeça que os laboratórios farmacêuticos retirem seus medicamentos do mercado. Por isso a Agência aprovou em 2014 a resolução RDC 18/2014 que determina que os laboratórios informem à Anvisa sobre qualquer situação que possa provocar um desabastecimento ou redução da oferta de medicamentos no mercado.

 

Fonte ANVISA


Associados