Pesquisar

ALANAC - Notícias do Setor

Cooperação com agência da Colômbia

02 de Setembro de 2014

Desde 2011, a Anvisa colabora com o projeto de cooperação “Apoio ao Processo de Reestruturação do Invima para seu Fortalecimento Institucional’. A iniciativa objetiva fortalecer o sistema nacional de vigilância sanitária da Colômbia, sob a coordenação do Instituto Nacional de Vigilância de Medicamentos e Alimentos - Invima, por meio do aprimoramento do normativo sanitário, da modernização da gestão, da implantação de ferramentas de planejamento estratégico e de uma política de recursos humanos para a instituição.


Um representante da área de dispositivos médicos do Invima, Mukoil Romanos, esteve no Brasil nos dias 26, 27 e 28 de agosto de 2014, quando teve oportunidade de trocar experiências com técnicos da Gerência-Geral de Tecnologia de Produtos para a Saúde – GGTPS, Gerência-Geral de Monitoramento de Produtos sujeitos à Vigilância Sanitária – GGMON e Coordenação de Inspeção de Produtos para a Saúde – CPROD/GGINP. Os dois primeiros dias da atividade de cooperação foram dedicados aos debates técnicos, apresentação da legislação brasileira e verificação dos procedimentos de rotina empregados pelas diferentes áreas da Agência.

No último dia, foi realizada uma visita de técnica na empresa Bioline Fios Cirúrgicos, localizada em Anápolis/GO. Acompanhado pelas representantes da VISA local, Sra. Ana Paula Rodrigues Corrêa Guimarães e Sra. Simone Duarte Grossi (foto), o representante do INVIMA compreendeu na prática a metodologia de inspeção aplicada no Brasil, incluindo o modelo de agenda de inspeção, verificação de pontos críticos de controle e documentos solicitados para verificação dos itens da RDC 16/2013, usada como referência para as inspeções de Boas Práticas.

Fonte: Anvisa


Associados